
Com uma complexa sonorização, o Castelo Rá-Tim-Bum possui uma série de elementos e detalhes musicais para levar o telespectador à ideia de lúdico. Realizadas principalmente por Hélio Ziskind, que na época trabalhava como consultor musical da emissora, e André Abujamra, as músicas foram construídas, assim como todo o Castelo, para fazer com que a criança aprenda algo com elas. Na Pianola, por exemplo, o público tem a oportunidade de identificar os sons dos instrumentos musicais juntos e separados; já no quadro Que Som É Esse?,eles incitam o telespectador a repetir o som do instrumento.
Em entrevistas, Hélio contou como foi o processo de criação das principais músicas, como a de abertura, junto a André, a do Ratinho tomando banho e do quadro dos passarinhos. Para o músico, o que os moviam a fazer tudo isso e ter dado tão certo era justamente o fato de trabalharem com paixão e acreditando que criavam algo bom.

Wandi Doratiotto, responsável pela sonorização do quadro Como Se Faz, disse que chegou ao Castelo Rá-Tim-Bum pois já trabalhava no seu antecessor, Rá-Tim-Bum. Ele falou ainda que todos estavam muito animados para realizar suas atividades e que as músicas do quadro eram feitas após ele receber os vídeos prontos da fabricação de um objeto.